Joaze Bernardino Costa

Curadoria
Image
Image
Bolsista PQ-2 do CNPq e Professor Associado IV da UnB. Doutor em Sociologia pela UnB, com pós-doutorado na Universidade da Califórnia, Berkeley (2014-2015), e pesquisador visitante na Rutgers University (2017). Atua em políticas de inclusão, como ações afirmativas e bancas de heteroidentificação na UnB.

Leciona e pesquisa sobre teorias decoloniais, intelectuais negros, diáspora e igualdade racial, integrando redes internacionais sobre racialização e justiça social.
APRESENTAÇÃO

Biblioteca Virtual Decolonial: Autores Africanos de Ciências Sociais e Humanidades

A coleção que apresentamos inspira-se numa perspectiva de “desfazimento” da hierarquia do conhecimento construída pelo eurocentrismo, que desde os primórdios da modernidade eurocentrada reduziu a África a um continente sem história e os africanos a um povo sem o devido amadurecimento da razão.

Esta distorção da história consolidou-se durante a modernidade até ao nossos dias com o apoio das ciências eurocêntricas (arqueologia, história, psicologia, sociologia, antropologia etc.) a fim de estabelecer a universalidade de uma linha de cor que colocava africanos e seus descendentes abaixo da linha da humanidade. Assim, o conhecimento científico articulou-se com a exploração econômica dando origem ao que chamamos de capitalismo racial. Neste contexto foi que a palavra “negro” foi utilizada pela primeira vez na história para articular cor à raça, à negritude, à escravidão e à degradação.

Desfazer esta amarra se constitui num dos grandes objetivos do projeto decolonial. Neste sentido, é importante enfatizar que a decolonialidade não se constitui num devaneio intelectual estéril, senão num grande esforço de resistência, insurgência e re-existência com implicações sobre o conhecimento, a economia, a política etc. a fim de desestruturar o capitalismo racial, rompendo, portanto, com a linha de cor.

A coleção “Autores Africanos de Ciências Sociais e Humanas” traz diversos autores africanos e suas contribuições a um projeto decolonial que busca construir uma nova África e desfazer as mazelas do capitalismo racial. Nela os leitores e as leitoras poderão ter contato com proeminentes intelectuais e líderes políticos africanos e suas contribuições ao pensamento político e filosófico da humanidade.

Nota: em breve, serão adicionados novos autores e sobretudo novas autoras a esta coleção.